segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Em tempos de incertezas

Existem muitas incertezas nesta vida. São inúmeras as coisas que podem acontecer, talvez jamais imaginadas por você. Contudo aquilo que seus pensamentos, suas palavras e suas ações podem produzir são infinitamente mais importantes. (Jim Wright)

É possível que você ganhe do seu consórcio aquele carro tão esperado; no entanto não seria prudente depender completamente desta possibilidade. Ou... talvez você possa ser atingido por um meteoro, mas seria uma tolice você não mais sair de casa, em função dessa possibilidade... Em vez de se focalizar naquilo que pode vir a acontecer, e despender nisso uma grande energia, mantenha sua atenção naquilo que você tem diante de si, e no que de melhor você poderá fazer com aquilo que você já tem.

Levante a cabeça e siga adiante, contemplando as possibilidades que estão à sua frente. Estas, sim, são coisas nas quais vale a pena investir a sua energia, seu tempo e seus recursos. Encha a sua mente com a magnífica e animadora realidade de que Deus é bom - sempre bom! -, e tem absolutamente TUDO sob controle, mesmo aquilo que para você está completamente fora de controle.

(por Nélio DaSilva)

Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito (Salmo 13:5,6)


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Disciplina...

Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros (Provérbios 10:17).

Deus deu a cada um de nós um círculo de influência, um lugar onde nossas vidas impactam outros, ou por bem ou por mal. Da mesma forma, cada um de nós também é influenciado por outros, alguns dos quais podem nos ajudar a enxergar e superar nossos problemas e fraquezas.

Porém, se rejeitarmos ou ignorarmos disciplina e correção, não prejudicamos apenas a nós mesmos, mas também levamos outros ao caminho errado.

As nossas escolhas não determinam somente o nosso destino; também impactam fortemente as pessoas ao nosso redor!

(por Phil Ware)

"Vós sois o sal da terra"... “Vós sois a luz do mundo”... (Mateus 5: 13-14).

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Senhor, Abra Os Meus Olhos Para Que Eu Veja!

O profeta Eliseu mais uma vez foi usado por Deus para que a glória do Senhor fosse manifesta. Naquela época havia guerra entre a Síria e Israel. Cada vez que o rei da Síria planejava algo contra Israel, o Senhor revelava os planos a Eliseu que prontamente informava ao rei de Israel e, com isto, as intenções do rei da Síria eram frustradas. Como esse fato turbou o coração do rei da Síria, este mandou saber quem dos dele era contra ele. A resposta, que veio prontamente, o irritou: a pessoa responsável pelas revelações dos seus planos era Eliseu.

Tendo o rei da Síria descoberto que Eliseu estava na cidade de Dota, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas, um grande exército muito bem armado, para capturar Eliseu e levá-lo preso. Num determinado dia, tendo Geazi levantado bem cedo, saiu e teve uma desagradável surpresa: aquele poderoso exército do rei da Síria havia cercado a cidade para subjugá-la. Diante dos fatos, o moço de Eliseu entra em desespero e volta-se para o profeta perguntando o que se deveria fazer.

Certamente aquele fato não foi um caso isolado. Muitas vezes nos deparamos com situações semelhantes, nas quais, mesmo estando nos caminhos do Senhor, nos vemos diante de grande aperto e constrangimento, quando o inimigo das nossas almas se levanta contra nós de forma ameaçadora, com a intenção de nos paralisar e derrotar. Nessas horas, em que a realidade nos mostra toda a má intenção do maligno contra nós, nossa casa e os nossos, o que devemos fazer? Como devemos nos portar para sairmos vitoriosos? O texto bíblico, através das atitudes de Eliseu e Geazi, nos dá algumas direções importantes quanto à nossa vitória diante dos desafios...

-A visão de Geazi; a visão das realidades; uma visão de problemas

A visão de Geazi representa a visão humana da realidade, dos fatos concretos à nossa volta. Representa a visão carnal dos problemas e dificuldades. Geazi está focado nas circunstâncias ao redor, recebendo toda informação que tais situações pretendem transmitir, principalmente as relativas às suas limitações e ao poderio do inimigo. É a visão do homem comum, limitado ao seu entendimento e à sua capacidade de avaliar e resolver os problemas. É a visão apoiada nos paradigmas e valores humanos, formados a partir das experiências pessoais do indivíduo, principalmente as ruins, dolorosas e frustrantes.

A visão de Geazi é aquela que está limitada aos problemas e não consegue captar as visões superiores, as que trazem as imagens do alto, do céu. Com a visão de Geazi a pessoa fica a mercê das dificuldades e circunstâncias adversas, tornando-se limitada, frustrada e desistida, muitas vezes. A visão de Geazi não é só a visão centrada no problema e na crise, mas é também promotora de problemas e crises na vida de seus possuidores.

-Visão de Eliseu; a visão da verdade; uma visão de soluções

A visão de Eliseu representa a visão profética, a visão da verdade em relação à realidade e aos fatos que nos cercam. Representa a visão espiritualmente correta dos problemas. É a visão do homem espiritual, apoiada na verdade de Deus a respeito dos fatos e não na humanidade da pessoa. É a visão que detecta a realidade, mas impulsiona para a verdade espiritual que está em Deus, isto é: aponta para a solução.

Enquanto a visão de Geazi se concentra nos problemas e neles mergulha, a de Eliseu aponta para a solução, para os livramentos e provisões sobrenaturais de Deus. A visão profética traz as soluções sobrenaturais e manifesta a glória do Todo-Poderoso. Geazi só viu o problema, mas Eliseu diante do problema pôde ver a solução e atrair a glória de Deus. Aleluia!

-Deixar o medo para fluir na visão profética

Dentre muitos fatores, vemos que o medo é um grande aliado à visão de Geazi. Sempre que o medo aparece junto com os desafios, os olhos proféticos são obscurecidos e a visão de Geazi se manifesta. Já aprendemos que o medo é o contrário da fé, tornando-se, portanto, parceiro da incredulidade. O medo limita a visão ao plano da realidade, dos problemas e impossibilidades.Geazi manifestou medo do inimigo e não fé em Deus. Ele viu a realidade, mas o seu medo o prendeu ao problema e o deixou desesperado e inseguro quanto à solução. Por isso o profeta Eliseu o exortou a não ter medo, para que ele pudesse ver a provisão e o livramento do Senhor.

Muitos cristãos estão caminhando com a visão de Geazi, isto é: vazios de fé e paralisados diante dos desafios por causa do medo que lhes aflige. O medo sempre faz os olhos da pessoa se fixarem nos problemas, nas dificuldades e nas suas limitações pessoais, afastando-a da visão profética, inviabilizando a solução. Toda vez que o medo opera, a fé é paralisada e a visão de problemas se abre.

Precisamos ativar a nossa memória profética, isto é: a nossa memória das promessas e decretos de Deus a nosso respeito, para que a nossa fé se fortaleça, o medo e a insegurança saiam, e a nossa visão profética seja ativada diante dos problemas e adversidades. Diante das realidades, ou seja: de cada necessidade ou problema que cruzar nossos caminhos, precisamos desenvolver uma visão da verdade de Deus a respeito daquele fato, uma visão profética da solução divina e, cheios de fé, proclamarmos o que Deus vê em relação àquela realidade.

Creia que, independente da realidade apresentada no seu casamento, família, liderança, finanças, etc, há uma visão profética de bênçãos a seu respeito, que está no coração de Deus e que Ele quer que encha os seus olhos e seja destilada pelos seus lábios, para que a solução venha e a glória dEle seja manifesta. Recuse-se a ser paralisado pelo medo diante das realidades indesejáveis e ative seus olhos da fé, os olhos proféticos da vitória, em nome de Jesus. Amém.

(por Aurélio&Susana Santos)

E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu (2 Reis 6:17).

Texto relacionado:
Não tenha medo

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Desencorajado?

Todo ser humano enfrenta dificuldades. Scot Peck estava correto quando logo no início do seu best seller, “The Road Less Traveled”, declarou: “A vida é muito difícil”. O fato, porém, é que existem certas pessoas que parecem encarar as dificuldades da vida como um constante desafio, enquanto outras as interpretam como se estivessem constantemente sucumbindo frente à voracidade das lutas e dos problemas com que se defrontam.

A verdade é que, quando desencorajados, somos rapidamente tentados a responder a situações de uma maneira pela qual, um pouco mais à frente, muito possivelmente vamos nos arrepender. Em tempos de aflição nós nos isolamos, culpamos pessoas e situações, fazemos deduções negativas, desistimos ou até mesmo seguimos em frente, só que com todos esses sentimentos acima fervilhando em nosso ser oprimido e tumultuado.

Nas Escrituras lemos sobre pessoas que experimentaram grande desencorajamento. Examinemos alguns exemplos e vejamos a fonte de tal sentimento.

1 Raquel não podia ter filhos. Certo dia, em completo desespero e profundo desencorajamento ela exclama ao seu marido: “Da-me filhos, senão morrerei” (Genesis 30:1). O desencorajamento de Raquel veio como resultado de uma situação de ressentimento contra a qual ela não tinha nenhum controle para mudar.

2 Quando os israelitas ouviram que os cananeus eram gigantescos e que viviam em cidades fortificadas, “...eles se levantaram e gritaram em voz alta; e o povo chorou aquela noite” (Números 14:1). O desencorajamento deles lhes sobreveio em razão de comprarem a difícil situação frente a qual se encontravam com seus próprios recursos, em lugar de trazerem à memória a realidade dos recursos de Deus.

3 Quando os israelitas vagavam pelo deserto, diz a Bíblia que “...o povo se tornou impaciente no caminho” (Números 21:4). Como resultado eles ficaram desencorajados porque se focalizaram a tal ponto nas dificuldades que chegaram a perder de vista as promessas de Deus e suas provisões.

4 - Davi estava prestes a ser apedrejado por seus próprios homens, quando eles experimentaram profundo desencorajamento, motivado pela perda de sua família e de seus bens. A experiência “de chão” de Davi veio como fruto de haver experimentado a rejeição e a incompreensão daqueles a quem tanto amava. A boa notícia nesse episódio é que “Davi se reanimou no Senhor seu Deus” (I Samuel 30:6).

5 Elias chegou a um ponto tão extremo em seu desencorajamento que pediu até mesmo a morte para si (I Reis 19). Primeiro ele estava física e emocionalmente exausto. Segundo – este item talvez seja ainda mais significativo -, ele parecia indicar que estava indo em frente na obra de Deus, só que sem um sentido claro de direção do próprio Deus. A Bíblia registra que Elias foge a fim de proteger a própria vida. Entretanto, não havia nenhuma indicação de que essa era a indicação de Deus. Quantas não são as vezes, em nosso dia-a-dia, em que nos encontramos “queimados”, correndo desarvorados de um lado a outro, sem uma direção clara e definida!

6 Em seu profundo estado de desencorajamento, Jó declara: “Por que esperar se já não tenho mais forças? Por que prolongar a vida, se meu fim é certo?” (Jó 6:11). Pouco tempo depois vamos vê-lo fazendo uma outra pergunta e, desta vez, especificamente a Deus: “Parece-me bem que me oprimas, que rejeites a obra das tuas mãos e favoreças o conselho dos perversos?” (Jó 10:3). À luz dos sofrimentos de Jó, é possível que venhamos a acreditar que as suas considerações tem algum sentido, quando ele parece concluir que Deus não é justo em permitir que ele (Jó) tenha que experimentar tamanhos infortúnios.

7 Numa determinada ocasião, Neemias estava tão triste e deprimido que o rei Artaxerxes até mesmo o questionou sobre seu abatimento emocional. Neemias se sentia muito desencorajado porque via que a obra de Deus estava sofrendo um retrocesso. A reconstrução dos muros de Jerusalém era um projeto muito próximo do coração de Neemias, e ele diz ao rei: “Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?” (Neemias 2:3). Quantas não são as pessoas que estão se sentindo completamente desencorajadas, porque seus projetos, aos quais deram a vida, se transformaram em nada?

Com base nesses sete contundentes exemplos bíblicos, podemos retirar algumas conclusões a fim de evitarmos certos desencorajamentos. Nós precisamos:

a Distinguir entre situações mutáveis e não mutáveis em nossa vida. Não mutáveis são aquelas condições que Deus está permitindo porque visam à concretização dos Seus propósitos.

b - Manter os olhos focalizados no poder de Deus e em Seus recursos.

c Rever as promessas de Deus e relembrar as maneiras em que Ele proveu no passado.

d Alegrar-se naquilo que Deus realmente é -, e para isso revendo Seus atributos.

e Esperar pelo tempo do Senhor. Grandes e importantes decisões não deveriam jamais ter como referencial o desencorajamento, a dúvida ou o medo.

f Ter certeza de que o Senhor é justo, bondoso e extremamente misericordioso, não importa qual seja a situação que venhamos a enfrentar.

g Compreender que aquilo que pode parecer um retrocesso pode – na realidade – ser a maneira de Deus nos mostrar grandes e melhores planos para o nosso próprio bem-estar e deleite.

(por Nélio DaSilva)

Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (João 16:33).

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pelos frutos...

Considerem: Uma árvore boa dá fruto bom, e uma árvore ruim dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto (Mateus 12:33).

Dizem que certo cirurgião plástico operou um traficante notório. O cirurgião mudou o nariz, tirou cicatrizes e até alterou as impressões digitais do criminoso. Poucos anos depois, o traficante foi preso de novo e condenado a 30 anos de cadeia. O cirurgião conseguiu mudar o rosto e outras partes do corpo, mas não conseguiu mudar o coração. Por um tempo o criminoso se livrou da polícia, mas não conseguiu se livrar de si mesmo. Os fariseus tinham toda a forma externa de homens de Deus. Entretanto blasfemaram o Filho de Deus quando realizou milagres incontestáveis diante deles. Como? Porque era do seu feitio.

Nenhuma cirurgia ou transplante mudará a nossa natureza. Você pode seguir a forma, se encaixar no padrão e se vestir conforme o figurino. Nada disso mudará seu coração. Só Deus pode fazer isso, e ele só faz por meio de Jesus. Quando Jesus operar em seu coração, a verdadeira mudança começará - de dentro para fora. O crucial não é sua aparência, mas o seu íntimo. As cicatrizes do passado podem até permanecer por um tempo, porém quando Jesus lhe transformar, o fruto será visível e notório. Você nunca será o mesmo. E a liberdade que Jesus traz do seu passado e da sua velha natureza - é para sempre.

(por Dennis Downing)

(...) transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2).






Procurando algo? Utilize a pesquisa abaixo:
Google