quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Bênçãos para todo o ano

“O homem fiel gozará de abundantes bênçãos” (Provérbios 28:20).

Conta-se a história de dois cristãos que tiveram uma divergência. Um deles ouviu o outro falar dele de forma depreciativa com outra pessoa. O primeiro aproximou-se do outro e disse: “Você poderia me falar, com sinceridade cristã, sobre todos os meus erros? Desta forma eu poderei me esforçar para não cometê-los novamente”.

Sim”, respondeu o outro, “eu lhe direi”. Os dois se afastaram dos demais e o que esperava a resposta tornou a falar: “Antes de você começar a dizer o que acredita estar errado comigo, vamos nos ajoelhar e orar para que meus olhos sejam abertos enquanto você revela todas as minhas culpas. Você pode fazer a oração?”.

Após a oração, o primeiro falou: “Agora, por favor, diga-me tudo o que você achou de errado em minha conduta”.

O outro, refletindo um pouco, respondeu: “Depois de orar, penso que o que ia falar é tão insignificante que não vale a pena citar coisa alguma. Percebo que o que estava fazendo desagradava a Deus e só servia para alegrar ao inimigo. Ore por mim para que o Senhor me perdoe todo o mal que eu lhe causei”. Toda a divergência foi encerrada naquele momento.

Estamos iniciando um Novo Ano e almejamos que seja um ano de grandes bênçãos e vitórias. Queremos experimentar momentos de alegria e prazer e sonhamos com a realização de todos os nossos objetivos. Mas nossos passos em direção a essas conquistas precisam estar alicerçados na presença do Senhor e, para isso, é necessário que estejamos livres de todo fardo que dificulte a nossa caminhada.

As atitudes egoístas e invejosas, as práticas de intrigas e fofocas, e tudo o mais que não condiz com o testemunho de um verdadeiro cristão devem ser deixados no altar de Deus junto a um pedido de perdão e libertação. Só assim poderemos seguir em frente, sem qualquer sentimento de culpa, segurando nas mãos daquele que nos conduzirá em paz cada dia deste Novo Ano. Deixando as práticas mundanas e olhando para o Senhor, o sucesso de seu Novo Ano será total.

(por Pr. Paulo R. Barbosa)

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Perdoa-nos as nossas dívidas

Uma das belezas da oração é o privilégio que ela oferece ao povo de Deus para ter comunhão com o Todo-Poderoso, buscando seu perdão. Muitos de nós negligenciam este privilégio, perdendo assim as bençãos que vêm com ele. Quando Jesus disse aos seus discípulos que orassem, “perdoa-nos as nossas dívidas” (Mateus 6:12), ele deixou subentendidas várias lições para seus seguidores.

PRIMEIRA, ser cristão não nos isenta da tentação. Paulo expressou isto em sua carta aos irmãos gálatas: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado” (Gálatas 6:1). Não temos intenção de desagradar a Deus, mas podemos falhar aqui e ali. Por exemplo, podemos ser tentados a pensar mal de alguém. Podemos ficar com raiva de um irmão, sem causa. Podemos, por raiva, falar com irreverência ou pecar deixando de fazer alguma boa coisa que sabemos fazer (Tiago 4:17). Há conforto em saber que podemos ir a Deus em oração, em busca do seu perdão.

SEGUNDA, o seguidor de Cristo que erra o passo ou peca, torna-se endividado com Deus. O termo dívida significa algo devido. Portanto, se um cristão transgredir, ele deve, pelo menos, uma desculpa a Deus pela sua atitude ou comportamento impiedoso. No Senhor não há nenhuma escuridão. Nossa desobediência não manifesta a imagem do Criador. O apóstolo João, guiado pelo Espírito, expressa a garantia ao povo de Deus que, se confessarmos nossos pecados diante dele, podemos receber o perdão e a limpeza (1 João 1:9).

O pecado produz culpa e vergonha; muitos reagem a isto retirando-se, escondendo-se e evitando contato com irmãos em Cristo. Esta pode ser a razão por que muitos cristãos param de se encontrar com os santos. Os cristãos não devem atolar-se nos pecados, mas confessá-los ao Senhor, afastar-se deles e receber a benção do perdão. Retirar-se das reuniões com outros cristãos é imprudente porque isso dá oportunidade a Satanás. Deus não quer isto. Portanto, como está subentendido neste modelo, ele nos oferece a alternativa de confiar em Deus e buscar seu perdão através da oração.

TERCEIRA, o povo de Deus continua a necessitar de seu perdão. Perdão do pecado foi o verdadeiro propósito quando Cristo veio à terra e morreu pelo homem. “Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém” (Lucas 24:46-47). Este fato deverá humilhar cada um de nós. Se alguém começar a pensar que é demasiado velho ou inteligente demais para precisar do perdão de Deus, a arrogância se manifesta e o provérbio será verdadeiro: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16:18). Tal espírito de orgulho impedirá que o homem se humilhe diante do Todo-Poderoso para buscar seu perdão.

FINALMENTE, o perdão de Deus pela dívida do pecado de alguém depende da atitude dessa pessoa quanto a perdoar aos outros. A única atitude aceitável é a de Deus e Cristo. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14-15).

Quando um cristão ofendido deixa de estender o perdão a outro, ele deixa de exemplificar a imagem de seu Senhor. Ele mesmo foi perdoado por Cristo quando se submeteu ao evangelho. Quando Pedro perguntou a Jesus quantas vezes tinha que perdoar seu irmão que peca contra ele, Jesus respondeu: “até setenta vezes sete” (Mateus 18:22). Jesus, além disso, ilustrou com a parábola do servo injusto a importância de perdoar aos outros.

Este servo injusto recebeu o perdão de uma grande dívida para com o seu senhor, mas quando chegou sua vez de perdoar um camarada que estava em débito para com ele, meteu-o na prisão, em vez de perdoá-lo. Quando o senhor soube do que tinha acontecido, pediu a presença do servo injusto, chamou-o de peverso e incompassivo e, por causa da raiva dele, entregou-o aos torturadores até que pagasse tudo o que devia.

Que lição para nós nestes dias! Lembremo-nos de orar desta maneira: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”.

(por Albert R. Dickson - grifos do autor)


Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês (Efésios 4: 31-32).

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Quer atenção?

Pinte o seu cabelo, passe fome, use mais maquiagem e roupas chamativas, crie coragem e encontre um grupo com quem andar. Talvez assim, você consiga receber um pouco de atenção, mas não o bastante, no entanto. Você terá que sair com rapazes diferentes e fazê-los falar sobre você entre eles. Daí você terá que terminar com alguns e ser infiel a outros. Dessa forma, você receberá mais atenção, muito mais atenção. E se você quer ter ainda mais do que isso fique grávida, mas certifique-se de nem sequer saber quem é o pai.

É assim que as jovens de hoje em dia recebem a atenção que sempre procuraram. Do tipo que faz as pessoas falarem de você e a torna popular na escola e na vizinhança. O problema é, você irá colher conseqüências terríveis por um bom tempo, mas se não se importar em ficar aos prantos e sozinha a maior parte do tempo, você consegue lidar com isso.

Se, no entanto, a atenção com que sempre sonhou consiste em respeito e admiração, então continue lendo.

Qualquer jovem que deseja ser respeitada e admirada precisa saber que para começar, é preciso ser diferente. Diferente de todas as outras garotas. Diferente da maneira que elas se vestem, da maneira que elas falam, da maneira que elas se comportam, do jeito que elas conversam e ter diferentes tipos de amigos. Isto por si só já é um grande passo e requer bastante autoconfiança. Muitas pessoas dependem da opinião de outras e, portanto, não podem ser diferentes. Infelizmente.

Em segundo lugar, você tem que fazer a diferença no mundo em que vive. O seu mundo não se trata daquele globo onde o seu professor de estudos sociais costumava te mostrar os continentes. O seu mundo trata-se de tudo e todos que estão à sua volta. Seus amigos, seus professores, seus pais, seus vizinhos e seus irmãos. Estas pessoas constituem o seu mundo. Se conseguir tocar em suas vidas de alguma forma, você estará fazendo uma grande diferença. A maioria das pessoas não se importa nem um pouco com os outros. Ela fica por aí pensando em como fazer melhor para si mesma.

Em terceiro lugar, leve a sério a sua vida espiritual. Você não consegue ir muito longe sem Deus. Você pode até pensar que não precisa dEle, mas precisa, eu posso te garantir isso. Cite o nome de alguém por aí que não tem um relacionamento com Deus e seja realizado por dentro e por fora. Eu duvido que você encontre um. As pessoas são rápidas em dizer que não precisam de Deus, mas olhe para as suas vidas, olha a bagunça! Elas nunca são boas o bastante para si mesmas, muito menos para aqueles à sua volta. Deus sabe o quão vazias e maçantes as suas almas se sentem às vezes e por mais que digam "todos passam por isto", mas como pode isso? Eu não passo por isso!

Se você quer chamar a atenção para si, siga estes três passos e torne-se alguém merecedor de admiração e respeito. Uma rosa vermelha em meio a um deserto. Não seria essa a coisa mais linda de se ver?

(por Cristiane Cardoso)

Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade. Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará. (Salmo 39: 4-6)

sábado, 6 de dezembro de 2008

Verdadeiramente Livre

A trilha da liberdade é através da verdade, aceitação, esforço e determinação; não existe problema que possa se sustentar diante dessa combinação de valores. (Richard Temple)

Se você foge de um problema, ele muito rapidamente irá lhe apresentar a sua versão ainda mais forte. Em vez disso, enfrente o problema, trabalhe nele e ele não terá forças para lhe anular. O caminho da liberdade não é através do evitar, do procrastinar e da negação. Essa estratégia só faz acrescentar mais problemas, além daqueles que você já tem.

Apesar de ser doloroso, apesar de ser inconveniente, apesar de ser complicado e apesar de ser – em certas situações – vergonhoso, vá em frente e lide com o problema. Quanto mais cedo você lidar com o problema, muito menos da sua preciosa vida será roubada de você. O problema que você ignora, evita e nega crescerá ainda mais forte. O problema com o qual você lida, desaparece.

Portanto, qual é o resultado que você prefere obter? Tome a decisão de lidar prontamente com o problema e você será verdadeiramente livre.

(por Nélio DaSilva)

"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:32).

"Se te mostrares frouxo
no dia da angústia,
a tua força
será pequena"
(Provérbios 24:10).






Procurando algo? Utilize a pesquisa abaixo:
Google