sexta-feira, 22 de maio de 2009

PERSISTINDO SEMPRE

Eventualmente podemos ser jogados ao chão, mas o que vale é a persistência. O que realmente faz a distinção entre atletas é a habilidade de se ter uma boa performance em tempos de lutas, pressões e urgência. (Roger Staubach)

Não são o número de vezes que você vai ao chão que realmente importa; mas sim quão rapidamente você se levanta. Todas as pessoas que tentam realizar algo significativo com as suas vidas enfrentarão tropeços e alguns retrocessos. Isso é uma fatalidade. Porém, quanto mais rápido você deixar isso no passado, menos feridas irão permear a sua memória.

Quando algo lhe frustra porque se tornou em alguma coisa que está além da sua capacidade de controlar, tome uma ação com o objetivo de se certificar que você não mais irá se colocar naquela posição. Compreenda que controle da sua vida é possível obter quando você se render ao controle da graça, bondade e misericórdia de Deus. Isso se aplica à mais aparente e descontrolada situação.

Se alguma coisa está bloqueando o seu caminho, ao invés de bater com a cabeça na parede, dê a volta ao redor, olhe para cima, olhe para frente, olhe para o Senhor. Examine a situação de uma maneira corajosa e realista e parta para uma ação construtiva. Lembre-se que o jogo é ganho por aquele jogador que simplesmente não sabe o que é desistir.

(por Nélio DaSilva)

...ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz (Miquéias 7:8).

terça-feira, 19 de maio de 2009

DESPERTA, TU QUE DORMES!

Há alguns anos, perto das Cataratas do Niágara, havia um jovem que trabalhava como guia de turistas. Um dia, não tendo o que fazer, amarrou sua canoa num lugar bem acima das cataratas e deitou-se dentro dela para descansar. Embalado no seio das águas sempre agitadas, adormeceu. Julgava ter amarrado o barco com segurança, mas, com o constante balançar, a corda desprende-se e, finalmente, a canoa começou a ser levada pela correnteza, com seu tripulante inconsciente do que se passava. As pessoas que se encontravam na margem, percebendo o grave perigo em que o jovem se encontrava, gritavam em alta voz, na esperança de o acordar para que se salvasse, enquanto a correnteza não fosse forte demais. Porém, foi em vão que se esforçaram.

Em dado momento o barco encalhou num rochedo que sobressaía no meio do rio. Ao notarem isso, os observadores redobraram seus esforços para despertar o adormecido, gritando freneticamente:

- Agarre no rochedo!! Salte para a rocha!!

Porém, o pobre rapaz continuou dormindo, inconsciente do perigo iminente que o ameaçava. Não demorou para que a força da correnteza afastasse o barco do rochedo e o levasse a grande velocidade para as cataratas. O infeliz só foi acordado pelo estrondo ensurdecedor das grandes massas de água, pelas quais foi arrastado para a morte.

---

O texto acima descreve muito nitidamente a apatia e a indiferença das pessoas em nossos dias, muitas das quais completamente despreocupadas quanto ao seu rumo fatal; profundamente adormecidas nos seus erros e, talvez, embaladas na maré dos prazeres terrestres efêmeros, ou encantadas por infundada confiança numa vida aparentemente sem defeito, ou numa religião professa. Todos estão dormindo na canoa!

Nas Escrituras, há pelo menos três sentidos para o verbo “dormir”. O primeiro, obviamente, refere-se ao "sono natural". O segundo, no sentido de “morrer”. O terceiro emprego do verbo descreve a apatia que assola muitos cristãos: o "sono espiritual".

O apóstolo Paulo exortou os cristãos sonolentos em pelo menos três de suas Epístolas.

Em Romanos 13:11-14, o apóstolo adverte: Já é hora de despertardes do sono (v. 11). Neste texto aprendemos pelo menos mais três verdades sobre o crente que dorme espiritualmente:

----1- Ele não reconhece o “tempo de Deus”, as oportunidades e a urgência da Obra (v. 11);
----2- Ele vive como os que “são da noite”, em desonestidade, imoralidade, bebedice, glutonaria, contendas e inveja (v. 13);
----3- Ele tem muito pouco de Jesus Cristo em sua pessoa (v. 14: despertar é revestir-se de Jesus).

Este ensino é enfatizado por Paulo também em I Tessalonicenses 5:5 e 6: ”porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios”.

A terceira Epístola onde o apóstolo exorta os cristãos sonolentos é Efésios 5:14 e 15. Aqui o Senhor nos mostra outra verdade: o sono espiritual leva o crente a viver como se estivesse morto! (v. 14: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos).

Quanto aos incrédulos, ou seja, aqueles que rejeitam a Verdade, a própria Palavra descreve o tipo de sono a que estão entregues: "O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Coríntios 4:4). Por isso, a Bíblia os adverte para que se arrependam dos seus maus caminhos e se voltem para Deus.

(adaptado dos textos de Rafael França e Amauri Galvão)

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

AMOR É O QUE QUEREMOS

Fazemos parte de uma geração que desaprendeu o gosto do sentido. Nós somos incentivados a buscar conforto em tudo o que fazemos, adaptação, prazer. Mas nossa alma precisa de sentido. O sentido suporta o sacrifício, o conforto foge dele. O amor é sacrifício e a vida é amor.

A vida parece não ter muita graça e a gente vai fazendo o que aparece. E vai fazendo no limite de nosso conforto. Então avaliamos as realidades, às vezes é legal, outras vezes não, às vezes a gente pensa que precisa de uma coisa que foi oferecida, às vezes não, às vezes a gente observa uma possibilidade de idealismo, mas não sabe se vale a pena lutar por aquilo. E no fim, nossas tentações e dilemas ocupam nossas vidas, tornando-se neuroses e pulsões. O que nos resta é solidão e carência daquilo que é o final do processo do sentido, o amor.

Enfim, queremos amor no final, mas nos perdemos na busca, porque ainda cremos que o encontraremos no conforto, no consumo, no prazer.

Jesus nos disse que o encontraremos, em forma de felicidade, se discernirmos o sentido da vida no serviço ao próximo (João 13).

(por Alexandre Robles)

----------------

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (Jo 15:12)

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (Jo 13: 15)







Procurando algo? Utilize a pesquisa abaixo:
Google