quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Deus proverá!

Há um hino que diz assim: "Na forte aflição, perigo e dor, na vil traição, no horrendo terror, com toda a certeza vitória virá! É firme a esperança: Meu Deus proverá. Em tudo o Senhor nos pode valer, Do mal, com amor, nos quer defender! Com Cristo bem perto em nós se achará. A viva esperança: Meu Deus proverá. Este hino resume uma grande promessa de Deus: O Senhor proverá! Inicialmente feita a Abraão, esta promessa é para todos os crentes, os filhos espirituais de Abraão. Quem é o autor desta promessa?

I. ‘’Quem Proverá?’’: O texto é bastante claro: "o Senhor". Encontramos na Bíblia e principalmente no AT muitos nomes compostos para o Senhor e o mais confortador para nós é o nome: "Javé-Jireh" ou "Jeová-Jireh" - que significa: "O Senhor Proverá". Esse nome enfatiza as provisões de Deus para a vida do seu povo. Esse é um dos nomes mais preciosos entre todos os nomes compostos das Escrituras.

1.1. Abraão percebeu esse nome em Deus quando experimentou uma grande provisão libertadora de Deus ao ter o seu filho substituído pelo cordeiro, no monte Moriá. Moriá é o memorial da intervenção providencial divina! Os crentes sempre são confortados quando sabem quão providente é o seu Deus! A palavra providência refere-se à provisão de Deus para o Seu povo. É Deus quem providencia tudo aquilo que precisamos: [Ne 9.6; Sl 145.14-16; Dn 4.34-35; Ef 1.11].

1.2. Deus conhece todas as nossas necessidades. Ele sabe o que precisamos antes que o peçamos: [Mt 6.8]. Deus acompanha os nossos passos todos os dias. Veja o que Ele diz em Dt 2.7.

1.3. Deus tem infinitos recursos para suprir as nossas necessidades. O apóstolo Paulo declara em: [Fp 4.19 "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades"]. Observe a expressão "segundo a sua riqueza em glória". As riquezas de Sua glória estão além de nossa compreensão. Jamais conseguiremos pedir algo que Ele não tenha para nos dar: [Ef 3.20].

II. ‘’O Que Proverá?’’: A resposta para esta pergunta deve estar fundamentada na Bíblia. Tiago fala que muitas vezes pedimos a Deus e não recebemos: [Tg 4.2-3]. Várias vezes pedimos para esbanjarmos, ou seja, com a motivação e os objetivos errados.

2.1. Deus proverá aquilo que necessitamos: [Fp 4.19]. Paulo fala do suprimento de "cada necessidade". Que necessidade Deus supre? Todas. Que são necessidades? O consumismo hoje, por meio da propaganda, cria em nós necessidades que não temos. Compramos coisas que não precisamos e viveríamos bem sem elas. É por isso que a Bíblia recomenda-nos o contentamento: [Hb 13.5-6].

2.2. Existem, porém, as necessidades básicas como: "comer, vestir, morar, estudar, trabalhar, saúde, família, etc. Estas necessidades com certeza Deus supre. Deus supre as necessidades que considera como sendo necessidades. Deus proverá aquilo que é impossível para mim. Tudo aquilo que é impossível para o homem realizar por si mesmo, Deus realiza.

2.3. Atender a sua necessidade de salvação, por exemplo, é algo impossível ao homem. Jesus esclarece aos seus discípulos: [Mt 19.25-26]. Sendo a salvação impossível ao homem, Deus providenciou a redenção por meio de Jesus Cristo.

2.4. Deus muitas vezes nos desafia para projetos e empreendimentos nos quais deveremos depender totalmente dEle. Cito o exemplo de Abraão e Sara, que já avançados em idade, foram convocados por Deus para a construção de uma nação. Um detalhe: eles humanamente não poderiam ter filhos, veja que coisa mais maravilhosa: [Gn 18.10-14]. Após um ano, Isaque nasceu [Gn 21.2]. "Deus proverá! Ele suprirá as nossas necessidades e impossibilidades.

III. ‘’Quando Proverá?’’: A Bíblia fala que tudo na vida tem o tempo certo: [Ec 3.1,2,17]. Deus trabalha de acordo com a Sua agenda e o seu relógio. A vida de Jesus aqui na terra é um exemplo: [Jo 7.6,30; 8.20; 13.1]. Deus proverá! No tempo certo e na hora aprazada. Ele jamais atrasa!

IV. "Para Quem Proverá?": Deus proverá para todos, mas o Seu cuidado especial é para com os Seus filhos. Jesus recomenda-nos a não andarmos ansiosos [Mt 6.25-26]. Jesus provê livramento quando um cristão está sob tentação: [1 Co 10.13].

Conclusão: Deus proverá! Eis a experiência de Abraão no Monte Moriá: [Gn 22.11-14]. Dois mil anos depois, no mesmo monte, a história registra a obra máxima da providência divina. Ele proveu outro Cordeiro, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", Jesus Cristo. Todo o peso do castigo pelo pecado foi lançado sobre Jesus e a redenção do povo de Deus foi consumada.

(por Pr. M. C. Leonardi)

Nenhum comentário:






Procurando algo? Utilize a pesquisa abaixo:
Google