domingo, 20 de abril de 2008
O tempo de Deus
Em alguns momentos, temos a impressão de que Deus está muito distante como se estivesse indiferente às nossas necessidades, sem pressa alguma em nos atender. Surge, a partir daí, uma tensão, entre a nossa pressa e a aparente demora de Deus. O resultado, não raro, é a sensação de abandono, de agonia e de impotência total.
Há três reflexões que precisamos fazer nessas ocasiões...
1) A primeira, Deus não tem pressa! O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história é na exata medida de sua precisão. Ele é perfeito em tudo que faz. A pressa é própria do homem. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus, sendo sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas. O fluxo da vida é como o leito de um rio, que corre sozinho, sem pressa que ninguém precise apressá-lo.
2) Em segundo lugar, a aparente demora de Deus deve ser entendida por nós como um tempo pedagógico. Enquanto esperamos, Ele nos está ensinando algo. Muitas vezes, é na expectativa da espera que encontramos tempo para um mergulho em nossa interioridade, mudamos nossas percepções, refletimos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades. Esperar origina uma forma de aprender. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com ELE.
3) Uma terceira reflexão que deparamos no espaço do tempo entre a procura e a resposta, é que na vida nada melhor que um dia após o outro. O tempo sempre nos traz à luz aquilo que não conseguimos enxergar de imediato, porque a pressa encobre nossa visão. Conseqüentemente, a paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz à esperança. Quem quiser colher frutos no futuro, precisa aprender a plantar esperança e paciência. Logo, por que apressar o rio se ele corre sozinho e naturalmente?
A cultura do imediato, das respostas prontas, da comida rápida e das demais neuroses que a sociedade moderna nos impõe, acaba roubando de nós a paciência, uma das virtudes mais indispensáveis para quem quer viver uma vida melhor, e colher os frutos de um amanhã salutar.
A vida desenvolve uma contínua construção, sempre inacabada, que exige repensar valores, vivenciar novos sentimentos, aprender novas lições, conquistar novos espaços e vislumbrar novos horizontes. A vida é pedagogia pura. Ela é um aprendizado forjado nas lições do cotidiano.
Deixemos, pois, que cada dia dê conta de si mesmo, e que despeje suas águas turvas, cheias de mazelas e tensões, sempre ao pôr do sol. Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo, inclusive do tempo. Porque, então, apressar o rio? Siga o conselho de Jesus, o Mestre da vida: “Não andeis ansiosos pelo amanhã; basta a cada dia o seu mal”. Deus não tem pressa! Nós é que não sabemos viver.
(texto: Pr. Estevam Fernandes - PIBJP)
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1).
Obs: O poema ao lado da ampulheta é um trecho de "O que há", de Álvaro de Campos (F.P.). "O poema, como um todo, exalta o tédio/cansaço do Homem moderno". O trecho, isoladamente, me soa como a ânsia de uma alma inquieta, que almeja, com pressa, muito mais do que os outros.
domingo, 13 de abril de 2008
O Melhor da Vida Está Por Vir (I)
A história de Ana, a mulher estéril a quem Deus curou e lhe deu um filho, um dos grandes profetas, chamado Samuel, ensina-nos uma importante lição de otimismo. Um dia, Ana parou de chorar, voltou a sorrir, começou a respirar o oxigênio da vida e caminhou na direção do milagre. Deus possibilitou que Ana não apenas fosse mãe de Samuel, mas de outros três filhos e duas filhas também (I Samuel 2:21).
A lição de Ana mostra que é hora de sair da caverna da depressão. É hora de parar de chorar, de reclamar e voltar à trincheira da vida. A vida é maravilhosa! É um presente de Deus. É um milagre diário do céu. Não desanime, não entregue os pontos, não jogue a toalha e não baixe as armas. Com Deus, o melhor está por vir. Não caminhamos para o caos, mas para um glorioso alvorecer. A sua crise de hoje pode ser a fronteira de um milagre.
(texto: Pr. Itaniel Silva)
------
Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma. Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam. Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes. Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome. Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus. Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo. Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e as assembléias dos tiranos procuraram a minha alma, e não te puseram perante os seus olhos. Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade. Volta-te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva. (Salmo 86: 4-16)
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Futuro melhor!
você se torna um prisioneiro no presente.
(Dick Kaufman)
O que aconteceu no passado trouxe você para onde hoje você se encontra. Porém, ainda assim, o passado não tem controle sobre para onde você deseja ir. A história do seu passado não cria o seu futuro. As escolhas criadas agora é que irão determinar a substância do seu futuro.
Aprenda com os seus erros, mas não agonize sobre eles. Não há nada que você possa fazer a fim de mudar o que já aconteceu, porém, tem muito o que você pode fazer a fim de se movimentar positivamente para além do que ocorreu em seu passado.
As pessoas mudam, circunstâncias mudam e você também pode mudar. Com a graça de Deus presente, vem a oportunidade de se livrar das velhas limitações e ganhar um novo propósito e sentido para a vida. Dê ao dia de hoje uma nova energia, novo esforço, novo compromisso e nova determinação. Veja o futuro melhor que pode muito bem ser algo que você sequer ainda experimentou.
(texto: Nélio DaSilva)
...esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo... (Filipenses 3:13-14)