domingo, 23 de dezembro de 2007

O Rei e o Bobo da Corte

Há uma antiga história a respeito de um rei, que, de acordo com os costumes da época, tinha o seu bobo da corte. Estes bobos da corte tinham o direito de dizer a verdade aos reis e príncipes, mesmo que fosse amarga. Se ela era amarga demais, simplesmente dizia-se: “Ele é apenas um bobo!”.

Um dia o rei deu ao bobo um cetro prateado com sininhos dourados na ponta e disse: “Com certeza você é o maior bobo que existe. Se um dia você encontrar um que seja mais bobo que você, então lhe dê este cetro”.
O bobo carregou o cetro por muitos anos – até o dia em que recebeu a notícia de que o rei estava para morrer. Ele correu até o quarto do doente e disse: “Meu rei, ouvi dizer que você pretende fazer uma grande viagem!”. “Não pretendo, mas preciso”, respondeu o rei.
“Oh, você precisa? Então há um poder que está acima dos grandes da Terra. Bem, mas com certeza você voltará logo?”. “Não”, gemeu o rei, “não se volta da terra para a qual eu vou”.
O bobo tentou consolá-lo: “Com certeza você preparou esta viagem há muito tempo. Imagino que você tenha tomado todas as providências para ser regiamente recebido nesta terra de onde ninguém volta”.
O rei abanou a cabeça: “Eu me esqueci disto. Nunca tive tempo de preparar esta viagem”.”Então, com certeza, você sabia que um dia teria de fazer esta viagem”. “Saber, eu sabia. Mas, como já disse, não houve tempo para me ocupar com uma boa preparação”.
Então, o bobo colocou lentamente o cetro sobre a cama do rei e disse: “Você me ordenou que desse este cetro àquele que fosse mais tolo que eu. Rei, tome o cetro! Você sabia que teria de entrar na eternidade e que de lá não se volta. E mesmo assim não se preocupou em fazer com que as moradas eternas lhe estivessem abertas. Rei, você é o maior tolo!”.

Os tolos pensam assim: Deus não existe (Salmo 14:1), e por isso não pensam nem por um momento na eternidade e naquilo que vem após a morte. Mas fazem de tudo para obter algo nesta vida. Investem para isto todo o seu tempo, força e dinheiro, mas ainda assim o título de sua vida é: são tolos. Podem até conseguir tudo o que for possível neste mundo, mas erram o alvo, pois em Lucas 9:25 está escrito: Que vantagem terá alguém em ganhar o mundo inteiro, se ele mesmo se perder ou se for destruído?
Em João 14:6 Jesus diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Aquele que se decide pela verdade, não é tolo.


(Fonte: Alfa e Ômega – editado)

"... buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra..." (Colossenses 3:1-3)

2 comentários:

Unknown disse...

Gosto muito da história do
"Rei e o Bobo Da Corte" ! tomei a licença de colocar no meu orkut.
Obrigada por dividir conosco.

Unknown disse...

Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o demais tudo Ele fará. Salmos 37,5






Procurando algo? Utilize a pesquisa abaixo:
Google